Apresentação
Esta revista do Centro de Pesquisa Econômica e Social (Ceps) consagra um trabalho que vem sendo realizado por um grupo de pensadores independentes há três anos, mediante reflexões sobre a atualidade dominada pelas contradições do sistema glocal de poder, que desencoraja projetos de desenvolvimento autônomo.
Ante as identidades bloqueadas pelos processos de internacionalização dominantes, que recrutaram elites locais, a crise sistêmica da Europa e dos Estados Unidos reorganiza alianças multipolares.
Neste contexto, os fundamentos das teorias empíricas, com seus sofísticos axiomas de liberdade, vivenciam revisões críticas multilaterais, que necessitam meio de expressão.
Temos a liberdade de reconstruir teorias, com uma visão sistêmica. Passar em contrapelo as interpretações da história, desvencilhando-a de bias que já se acumulam.
FOCO E ESCOPO
Consagrada ao público acadêmico de diferentes epistemes, a Revista Ceps é publicada em Acesso Aberto e se destina a veicular resultados de pesquisas exploratórias e teóricas.