II SEMINÁRIO INTERNACIONAL MIGRAÇÕES E IDENTIDADES
Realizado conjuntamente pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA),
a segunda edição do Semiário Internacional Migrações e Identidades (2º SIMI) oferecerá ainda o I Curso Sobre Migrações e Refúgio, oportunidades nas quais descortinar-se-ão perspectivas comparadas e interdisciplinares sobre a temática central do evento, criando redes institucionais, difundindo conhecimentos, sincronizando agendas e coordenando ações.
O 1º SIMI foi realizado entre 1º e 2 de outubro de 2015 e contou com fichas de avaliação que indicaram uma aprovação de bom a excelente por mais de 95% da audiência. Nesta oportunidade, o CEALA, na pessoa do consultor Rilton Primo, participou com o pronunciamento GÊNERO, REFÚGIO E REASSENTAMENTO NO BRASIL, COLÔMBIA E CUBA: UMA AGENDA DE PESQUISAS EM ABERTO.
Nesta segunda edição do SIMI o CEALA reencaminhará Primo para aportar o estudo ENERGIA, GEOPOLÍTICA, CONFLITOS E MIGRAÇÕES, pronunciamento agendado para a tarde de 29 de abril de 2016, na UCSal - Campus Pituaçu.
Entre os especialistas que também brindarão a audiência com suas pesquisas e discussões, contam-se Dr. Clodoaldo Silva da Anunciação (UESC/MPBA/Paris 1- Panthéon – Sorbonne), Drª.Mary Garcia Castro e Dra. Vanessa Cavalcanti (NPEJI/UCSAL), Dr. Luís Renato Vedovato (UNICAMP), Dr. Charles P. Gomes e Drª Ângela Fecundo (Fundação Casa de Ruy Barbosa -RJ), Profª Dra. Maria Luiza Santos (UESC), Prfª Iray Garão (Casa do Benin), Prof. Christiane Sousa (UNILAB), Dra. Laura Waisbich (CONECTAS), MSc. Raimundo Seixas (UCSAL/UNIEURO), Dr.Hélion Póvoa Neto (IPPUR/UFRJ), Dr. Saulo Casali Bahia (SJBA/UFBA).
O Convênio UCSal/MP-Ba do qual as edições do SIMI são o resultado foi firmado objetivando ampliar diálogos no âmbito acadêmico e institucional (governamental e não-governamental).