Nº 6 da Revista Dialética será lançado dia 16, na Biblioteca Central dos Barris, às 14h, em Debate.
Eventos realizados através da parceria da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) com a seção baiana da Fundação Maurício Grabois (FMG-BA), tomarão lugar na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, dia 16, às 14h:
-
O Lançamento do 6º número da Revista Dialética, cujo tema é EMANCIPAÇÃO;
-
A Roda de diálogo acerca do pensamento do historiador, jornalista, escritor e antropólogo Clóvis Moura;
-
O Relançamento na Bahia do livro ‘Rebeliões da Senzala: quilombos, insurreições e guerrilhas’, de Moura.
Falecido em 2003, Moura foi um militante da causa comunista, da causa emancipadora e do movimento negro. Rompeu com as barreiras das disciplinas rigidamente estabelecidas pela academia e se tornou um dos principais estudiosos da situação e das lutas do povo negro no Brasil.
“O pensador marxista deu grande contribuição para a compreensão o papel do negro no processo de desenvolvimento da sociedade brasileira. Foi um dos primeiros a demonstrar que os escravos, através de suas rebeliões permanentes, foram protagonistas do movimento histórico que colocou em crise o sistema escravista”, diz nota da FMG.
Sobre o insigne pensador, saiba mais aqui.
Na mesa de debates, sob a coordenação do Prof. Dr. Ricarno Moreno (Universidado do Estado da Bahia - UNEB e FGM-Ba), estarão o professor Kabenguele Munanga (Universidades de São Paulo - USP e Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB) e a Secretária Estadual de Política para as Mulheres, Olívia Santana, também Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.
Na oportunidade, também será e apresentada ao público a nova direção da Fundação Maurício Grabois na Bahia.
Acesse o nº 6 da Revista Dialética aqui.